É possível cuidar da pelagem do seu pet em casa. Alguns precisam de escovação regular e outros não, porém, todos precisam de alguns cuidados.
Se você acha impossível cuidar dos pelos do seu cachorro em casa, você está enganado. Existem algumas técnicas que podem ser feitas pelos tutores entre uma ida e outra ao pet shop.
+ Saúde animal: ar seco favorece doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba como evitar!
+ O que significa o cachorro correr enquanto dorme? Veja o que cientistas descobriram!
+ Pesquisa descobre que gatos sabem o nome um do outro e se reconhecem em fotos
Por isso, Renato Leiva, especialista e fundador da Escola Belas Patas, compartilha os principais cuidados que devemos ter com a pelagem dos pets em casa:
1. Qual é a escova ideal para os pelos dos cães?
Cada pelagem tem uma textura e fisiologia específicas, por isso é importante saber qual tipo de pelagem do seu pet para saber qual escova utilizar. Para cães de pelagem lisa, como Shih tzu, e ondulada como Poodle devem ser utilizadas a rasqueadeira ou a escova de pinos.
Para cães de pelagem dupla, como os Spitz, o recomendado é escova de pinos sem bolinhas. Agora, para os cães de pelagem média ou curta, uma escova de cerdas e rakes ou furminator para remover os pelos mortos.
2. Qual é a frequência certa para escovar os pets?
Tudo varia de acordo com o tamanho da pelagem. Quanto maior, mais manutenção. Cães com pelagem média e curta podem ser escovados uma vez por semana. Já os que têm pelagem longa, 3 vezes por semana ou a cada passeio na rua.
3. É melhor escovar os pets antes ou após o banho?
Recomenda-se evitar escovar pelagem muito suja e que esteja muito quebradiça. Nessas situações o melhor é fazer o banho antes da escovação.
Quer ver mais notícias sobre pets? Então, confira outras matérias nossas:
+ Homem japonês gasta R$ 75 mil para virar cachorro da raça border collie
+ Pet influencer: 6 passos para transformar seu animal em um influenciador digital
+ Aprenda como diminuir a alergia e aproveitar mais tempo com seu gato!